Muitos me perguntam como criar uma campanha imobiliária bem sucedida. Aviso aos navegantes: não existe fórmula pré-definida, muito menos uma solução única ou mágica. Nestes mais de 30 anos trabalhando com inteligência criativa para o mercado imobiliário, posso afirmar que cada endereço é diferente do outro, cada projeto tem o seu charme único, cada incorporador tem a sua forma de trabalhar e enxergar o mundo. Acredite: já criei mais de 5.000 campanhas imobiliárias diferentes porque nunca o endereço, o projeto e o realizador se repetem. O primeiro passo, portanto, é respeitar e valorizar as diferenças.
Elementos de uma campanha imobiliária
A partir daí, podemos começar a organizar nosso trabalho, listando alguns dos mais importantes elementos de uma campanha imobiliária que tenha o seu foco na inteligência criativa:
- Estratégia.
- Target.
- Meios.
- Alma.
- Identidade.
Estratégia
Como eu chegarei até o meu objetivo? Escolha de abordagem, posicionamento, linguagem, perfil, entre outras ferramentas possíveis.
Target
Para quem estou falando? Geração X ou Y? Será que eu conheço bem esta pessoa, a ponto de reconhecê-la na rua?
Meios
Por quais canais a mensagem chegará até ele? Quais veículos são mais assertivos? Uso uma mala direta ou o chatbot de Inteligência Artificial?
Alma
Aquilo que ninguém vê, mas sabemos que existe em uma campanha criativa.
Identidade
Tudo aquilo que distingue um projeto em relação outro, o seu DNA traduzido na forma de comunicação. É preciso transformar os pontos de distinção de um empreendimento em uma identidade original, forte e vendedora. Entenda-se a identidade não apenas seu nome, que é fundamental, mas um conjunto de ações criativas que irá construir a sua essência, o seu traço único, incluindo marca, paleta de cores, fontes, texturas, patterns, narrativas e aplicações diversas. Aqui misturamos design com publicidade, mexemos bem, colocamos uma pitadinha de experiência, e servimos algo original e surpreendente para o cliente. Neste contexto também estará o KV (Key Visual) da campanha, ou seja, sua base de referência visual. Esta será a plataforma criativa para os voos que o projeto alçará. Mas você vai me perguntar: mas a criatividade acabou aí, Carlão? De jeito nenhum: eu diria que o jogo só está começando a ficar divertido…
A Inteligência criativa
É quando unimos ideias com estratégia que uma campanha ganha forma, e causa aquele frisson de sucesso em uma mesa de reuniões. Desta fusão deve nascer um projeto coeso, onde forma, conteúdo e objetivos remam para o mesmo lado. Onde a linguagem escolhida defenda não só o produto, mas como ele será percebido e assimilado, e suas vantagens competitivas cresçam. Para conceber uma visão criativa e estratégica é preciso conhecer o projeto nos mínimos detalhes, saber tudo sobre a sua localização, obter dados da concorrência e ter um profundo entendimento do público-alvo do empreendimento, compreendendo suas necessidades, desejos e preferências.
Pesquisas são importantes para reconhecer hábitos de consumo, horários mais adequados para uma futura abordagem, além de traçar características comuns de um determinado grupo de pessoas, como idade, gênero e classe social. Determinar com quem devemos falar é fundamental para que nossa mensagem atinja seus objetivos. Queremos que o target dê match com nosso projeto, não é mesmo? Então vamos falar diretamente com ele, encantá-lo com um posicionamento adequado, mostrar que nosso produto foi feito para ele. Vamos mostrar intimidade e surpreendê-lo!
Para fazer isso, precisamos colocar nossa inteligência criativa para trabalhar ainda mais e encontrar os melhores meios para que a mensagem chegue até o consumidor. E aqui vou fazer um parêntese e dizer qual é o veículo de comunicação mais importante do mercado imobiliário: o corretor de imóveis. Quando bem-informado, treinado, motivado e com as ferramentas adequadas, ele faz a história acontecer. Nada é mais eficiente em levar a mensagem do empreendimento do que este verdadeiro herói diário nos stands e nas ruas da cidade. Investir no corretor é fundamental, e nenhuma campanha terá sucesso sem a adesão deste profissional. Vamos valorizá-lo!
Estratégia para campanha imobiliária
Mas voltando às possibilidades estratégicas: opções de meios de comunicação não faltam, das mais tradicionais até aquelas que parecem ficção científica. Um exemplo: a Inteligência Artificial não é exatamente uma novidade, mas teve um avanço recente tão avassalador que já está executando tarefas complexas em nosso meio. Ela já faz parte da construção de conteúdos, geração de imagens originais, sons viralizantes, entre outras fascinantes possibilidades para o mercado imobiliário. Sim, utilizaremos a tecnologia em nosso favor, com aplicativos que potencializam a inteligência humana, vídeos, drones, realidades virtuais, criação de metaverso, portais, redes sociais e tudo o que nos conecta, sem esquecer que os meios off line ou tradicionais também funcionam muito bem.
Filmes na TV, ações em rádio, anúncios em jornais, mídia exterior, promoções, eventos, guerrilhas, ativações, materiais impressos, comunicação no ponto-de-venda, tudo tem o seu valor e merece consideração quando colocamos em prática a inteligência criativa. Se tivermos a identidade e a estratégia bem construídas, as escolhas acontecerão naturalmente, desde que sejam compatíveis com o posicionamento do projeto e seu budget.
Afinal, como criar uma campanha imobiliária de sucesso?
É preciso estar com a cabeça aberta para que os melhores caminhos surjam. Sem preconceitos, sem pacotes fechados, sem fórmulas batidas. Para dizer a verdade, acredito que a diferença acontece quando a gente pensa com o coração. Transformar dados em sorrisos, planilhas em abraços, misturando informação com sonhos, subvertendo o jogo com o casamento da Big Data com o pensamento livre. Nada contra o matemarketing, mas precisamos ir além dos números e entender a alma humana. Nos emociona a beleza, a inteligência, o design, a música, as artes – por isso vamos ao cinema, ao teatro, às exposições, aos espetáculos de dança, às livrarias, viajamos para nos encantar com a arquitetura das cidades.
É preciso sair do óbvio descritivo do produto, construindo uma comunicação também conceitual, inovadora e envolvente. A boa ideia é aquela que faz o consumidor ficar arrepiado, e este arrepio o faz sair da inércia, buscar mais informações, ir até o ponto de venda, assinar um contrato e realizar a maior compra da sua vida. Como criar uma campanha imobiliária de sucesso? Ainda não inventaram nada mais poderoso que tocar o coração de uma pessoa.
Para criar uma campanha imobiliária bem sucedida, conte com a Entre Ideias. Fale conosco agora.